IDADE CONTEMPORÂNEA
Por volta de 1900, surgiu o cadewalk, com seus passos altivos e pomposos. Alguns anos mais tarde, o tango, seguido pelo charleston (1920). Nas décadas de 1930 e 1940 dançava-se ojitterbug e o swing. Em meados de 1950, foi a vez do rock’n roll, revolucionando o cenário musical e, consequentemente, o ritmo das danças. Em meio a experimentações e com as características particulares de cada época ou região, a dança representa a liberdade de movimentos e expressão.
Nas décadas de 1960 e 1970, destaque para o twist e o hustle, em que os pares dançam juntos e obedecem a uma sequência marcada de passos. Estilos de balé incluem elementos de jazz, dança moderna e rock. A dança teatral obteve o seu maior sucesso comercial nos filmes e comédias musicais. Grande número de novas danças populares surgiram e desapareceram no século XX. Nos países do Oriente Médio a dança do ventre é expansivamente difundida. Ainda na flor da sensualidade, o funk e o samba, além da pole dance.
Atualmente, a dança se manifesta nas ruas, sob a forma de vídeo (vídeodança), ou em qualquer outro ambiente contextualizado por um propósito artístico. Em academias de ginástica, serve de instrumento para melhorar o condicionamento físico e a qualidade de vida. E aparece até como conteúdo nas aulas de Educação Física. Nesse contexto, a abordagem da dança é complementar e auxilia no preparo físico para que os profissionais de artes possam atuar.
A dança é uma forma de arte que cresce a cada dia. A qualquer hora e em todo lugar surgem novos estilos, novos ritmos e novas combinações de passos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário